7 Temperos que Grávida não pode Comer




ÍNDICE DO ARTIGO:

  1. QUAIS OS TEMPEROS QUE GRÁVIDA NÃO PODE COMER?
  2. PORQUE GRÁVIDA NÃO PODE COMER PIMENTA?
  3. GRÁVIDA PODE COMER CANELA? 
  4. GRÁVIDA PODE USAR ALECRIM?
  5. GRÁVIDA PODE USAR AÇAFRÃO?
  6. GRÁVIDA PODE USAR O SAL?
  7. QUEM ESTÁ GRÁVIDA PODE COMER ORÉGANO?
  8. GRÁVIDA PODE COMER LOURO NO FEIJÃO?


Por acaso, você já ouviu falar que existem temperos e especiarias que grávida não pode comer?


Pois é, saiba que isso é uma grande verdade!!!


Apesar de ser muito comum o uso de temperos na comida, na gestação, a mulher deve tomar bastante cuidado.


Isso porque, alguns temperos podem causar: complicações de saúde para a gestante, interferir no desenvolvimento correto do bebê e, até mesmo o aborto!


A boa notícia disso tudo, é,  que você pode conhecê-los melhor, e, assim tomar as melhores precauções possíveis.


Portanto, saiba que daqui para frente a responsabilidade é toda sua. Lembre-se que uma consulta médica é essencial, e, deve ser a sua prioridade!


Quais os Temperos que Grávida não pode comer?




 Sem dúvida, entender quais os temperos e especiarias que grávida não pode comer é o primeiro passo para se prevenir de complicações na gravidez.


Inicialmente, vamos começar pela pimenta, pois, até o momento, não existem provas científicas, de que, ela possa ser abortiva ou gerar má formação do bebê.


Durante a gravidez, se a mulher deseja comer pimenta, deverá agir com moderação.


Se for consumir, a recomendação é, usar a pimenta-caiena, pois, não causa maiores complicações para a saúde da gestante. 

 

Conheça agora, um pouco os desconfortos que podem ser gerados pelo uso indevido da pimenta....


Porque Grávida não pode comer Pimenta?


 O que faz esta especiaria um alimento pouco recomendado, é o poder desse condimento, de alterar o pH do estômago.


Sendo assim, as mulheres que já sofrem com: azia, refluxo, intestino lento, sensação de inchaço, ao ingerir alimentos apimentados, podem agravar estes sintomas.


Além disso, a pimenta pode causar má digestão, principalmente nos primeiros meses de gestação, sem contar com a irritação da hemorroida, se for consumida no fim da gestação.


Grávida pode comer Canela?



Sendo uma especiaria, que teve origem no Sul da Ásia, a canela é muito usada no preparo de pratos salgados e doces.


Porém, quando ela se conecta com o tema da gestação, este alimento é conhecido por ser responsável pelo efeito abortivo.


Especialistas no assunto, indicam um uso moderado da canela no período da gestação, pois, ela pode ser uma grande aliada no combate da diabete.


Já, o uso exagerado, pode causar contrações no útero, esticando-o, gerando: sangramento vaginal, cólicas e ainda, sangue na urina.


O chá de canela por exemplo, ajuda a menstruação descer, mas no caso da gestação, ele tem efeito abortivo, e, deve ser evitado.

Temperos que grávida não pode comer - Grávida pode usar Alecrim?





Assim como: a menta, o cravo e, a canela, o alecrim também faz parte dos temperos que grávida não pode comer.


Apesar de, o alecrim ajudar na prevenção de doenças, como: o derrame e o câncer, sendo rico em: composto fenólicoanti-inflamatório e antioxidante, ele pode alterar os batimentos do coração.



Porém, esse é um assunto controverso, pois, existem relatos de gestantes que já utilizaram essa planta com moderação e, não gerou nenhum efeito negativo.



A recomendação é que, mulheres que tenham histórico de reações alérgicas e convulsões evitem essa planta, pois, pode agravar o caso.

Grávida pode usar Açafrão?



 A saber, o açafrão é um tempero amarelo, e, tem uma característica anti-inflamatória e antioxidante bem potente.



No final da gestação, a mulher deve ter muito cuidado com o consumo exagerado de alimentos com característica anti-inflamatória.



Isso porque, existe um vaso sanguíneo que fica dentro do coração do bebê no último trimestre da gestação.



Então, alimentos e medicamentos anti-inflamatórios aceleram o fechamento deste canal, causando complicações no desenvolvimento no fim da gestação.



Lembrando que, nos 2 primeiros trimestres da gestação, tanto o alecrim, quanto o açafrão tem efeito abortivo.



Mas, a melhor forma de tirar as suas dúvidas, é conversando com seu obstreta a respeito da quantidade diária do açafrão e desses alimentos anti-inflamatórios.


Grávida pode usar o Sal?





Sendo um ingrediente encontrado em diversos produtos industrializados, a quantidade diária recomendada na gravidez é de 6 gramas.



 O sódio composto no sal, é um mineral muito importante para o nosso corpo, pois, mantêm em equilíbrio os níveis de fluido corporal.



 Porém, quando ingerido em excesso, aumenta a pressão,  agrava o problema da retenção de líquido, e, interfere no bom funcionamento dos rins.


Sendo assim, a dica é, a gestante ir se adaptando ao uso moderado do sal, fazendo isso aos poucos e diariamente.



Lembrando que, o sal já se encontra nos temperos usados na cozinha como: o cubo de caldo de galinha, ou, em produtos processados, como: a salsicha e o presunto.


Temperos que Grávida não pode comer - Quem está Grávida pode comer Orégano?



Muitos alimentos devem ser  limitados durante a gravidez, a fim de, proteger a saúde do bebê em fase crescimento.



Conforme os relatos de mulheres que já utilizaram esta erva, não houve problemas em seu consumo natural como tempero.



Porém, não é recomendado o uso de óleos e chás que, contêm o orégano, pois, a concentração do mesmo é maior e, pode ser prejudicial.



O Segredo está no uso moderado...



Isso porque, o orégano é um dos estimulantes uterinos e, podem causar o aborto. Doses maiores desta erva podem trazer riscos maiores também.



A recomendação é usar o orégano seco como molho de salada, ou na comida, misture-o com: vinagre e alho para fundir os sabores. Pique o orégano e faça a junção dos ingredientes.



Você pode optar também, pelo orégano em cubos, para usar como cobertura ou, em saladas e legumes.


Grávida pode comer Louro no Feijão?





Por certo, muitas dúvidas surgem na mente da gestante, quando o assunto é o uso de ervas e temperos, mas a mulher deve estar atenta também, no uso moderado e, nos benefícios que alguns temperos podem oferecer.



E por incrível que pareça, o louro, além de ser uma erva aromatizante, pode ser substituído pelo uso do açúcar e, do sal, que, são mais prejudiciais para a saúde do feto.



Porém, a recomendação para a gestante é, evitar o consumo diário, por ele ser abortivo.



Consulte o seu obstreta para saber a opinião dele, pois, existem pós e contras de mulheres que já usaram desta erva, e, não houve nenhum risco.



Além de, ser rico em: vitaminas e antioxidantes, o louro é um antisséticoinfluencia na digestão.



Além do problema abortivo, existe uma real preocupação quanto a doença da taxoplasmose, pois, a presença do parasita se encontra em vestígios de terra.



A saber, a recomendação para a gestante que usa o louro como tempero é, fazer o teste de sangue para descobrir se tem anticorpos, ou, lavar muito bem as folhas de louro antes de usá-las, a fim, de remover bem os restos de terra.